Prêmio Brasil Fome destaca ações que transformam políticas em resultados, nesta quarta-feira

Premiação destaca boas práticas e políticas públicas responsáveis por avanços históricos no enfrentamento da insegurança alimentar no país.

 

O ano de 2025 marca avanços históricos no enfrentamento da fome e da desigualdade no Brasil. Foi neste período que o país deixou o Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU) e alcançou os menores índices de desigualdade social de sua história recente. Para reconhecer e valorizar essas conquistas, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) realiza, nesta quarta-feira (17.12), no Teatro Nacional, às 18h30, em Brasília, a primeira edição do Prêmio Brasil Fome.

 

A iniciativa tem como objetivo destacar experiências bem-sucedidas e políticas públicas municipais e estaduais que contribuíram de forma concreta para a redução da insegurança alimentar e nutricional em todo o país. A premiação reconhece ações inovadoras que fortalecem o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e ampliam o acesso ao direito humano à alimentação adequada, especialmente em territórios de maior vulnerabilidade social.

 

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participa da cerimônia e ressalta que o combate à fome foi definido como prioridade máxima do Governo Federal desde o início da atual gestão, diante da grave situação alimentar encontrada no país.

 

“Desde 2023, o Governo do Brasil definiu o combate à fome como prioridade máxima. Encontramos um país com uma situação alimentar muito grave, e enfrentar essa realidade exigiu ação coordenada, políticas públicas consistentes e parceria com estados e municípios. O Prêmio Brasil Fome reconhece exatamente esse esforço coletivo e valoriza quem está na ponta, transformando políticas em resultados concretos para a população”, afirma o ministro Wellington Dias.

 

A cerimônia do Prêmio Brasil Fome reunirá autoridades, gestores públicos e parceiros estratégicos do enfrentamento à fome no Brasil. Estão presentes representantes da Presidência da República, ministros da Caisan Nacional, estados e municípios premiados, além de organizações da sociedade civil, organismos internacionais, Congresso Nacional, Consea Nacional e equipes do MDS.

 

Prêmio Brasil Sem Fome

A primeira edição do Prêmio Brasil Sem Fome contempla três categorias:

I – Redução da insegurança alimentar e nutricional nos Estados e no Distrito Federal
Reconhece ações desenvolvidas por estados e pelo Distrito Federal que apresentaram os melhores resultados na redução da insegurança alimentar no último ano. Serão premiados cinco estados.

 

II – Bom funcionamento das instâncias do Sisan
Destaca estados, o Distrito Federal e municípios que avançaram na implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) em seus territórios. Serão premiados cinco estados, seis municípios e o Distrito Federal.

 

III – Boas práticas de combate à fome e promoção da segurança alimentar e nutricional
Premia experiências e políticas públicas que se destacaram no enfrentamento da fome e na garantia do direito à alimentação adequada. Serão premiados seis estados, 19 municípios e o Distrito Federal.

As três categorias buscam ampliar o engajamento de governos e gestores públicos e fortalecer as estratégias de combate à fome e de promoção da segurança alimentar e nutricional, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade social.


O Prêmio é organizado pelo MDS, por meio da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, no exercício da Presidência da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

 

Serviço

 

Prêmio Brasil Fome

 

Local: Teatro Nacional, Brasília (DF)
Data: quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
Horário: 18h30

Retire o ingresso aqui



Ministério do Desenvolvimento Social 

Postar um comentário

0 Comentários