Samba de Coco Cachoeira da Onça, de Custódia (PE) inicia turnê patrocinada pela PNAB PE

Grupo guarda a tradição do Coco de Roda em Quitimbu, distrito de 
Custódia (PE) do qual saíram sambadores que hoje integram mais de 
seis grupos de Samba de Coco entre o Moxotó e Pajeú. 
crédito da imagem: reprodução.



Grupo irá se apresentar em Quitimbu no fim de novembro, abrindo a turnê, e em Arcoverde, Caruaru e Região Metropolitana do Recife em dezembro; grupo acabou de voltar da COP 30, onde se apresentou na Cúpula dos Povos

Patrimônio cultural do município de Custódia (PE), o Samba de Coco Cachoeira da Onça irá lançar neste sábado, 29/11, a turnê "Um Coco Arrochado": um show de graça no Terreiro de Tina, localizado na própria comunidade de Cachoeira da Onça, nas imediações da capela de Nossa Senhora das Graças, a partir das 22h. O evento é um incentivo da PNAB PE. "Aqui é onde tudo começou, e meu terreiro é onde a festa resiste ano a ano", reflete Márcio José, um dos líderes do samba. "Coco arrochado é um coco que deixa todo mundo virado, ninguém sente as pernas de tanto sambar", brinca a Mestra Joana, mãe de Márcio e líder do samba.

O grupo é composto por Joana como Mestra e seus filhos como sambadores. Primos, filhos e sobrinhos completam o time, que hoje soma 20 integrantes. Já a frase "Coco Arrochado" é uma expressão comum da Mestra que serviu de inspiração para o título da turnê. A proponência do projeto é da sobrinha da Mestra, Josefa Maria da Silva, com produção executiva do jornalista e produtor cultural Leonardo Lemos.

Após Custódia, o grupo se apresentará dia 10/12 (quarta) no Encontro de Sambas de Coco em Arcoverde, 14/12 (domingo) na Casa Rosa em Caruaru e 25/12 (quinta) na Casa da Rabeca em Olinda (RMR). A turnê só foi possível graças ao incentivo da PNAB PE através da Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, Ministério da Cultura e Governo Federal. Todos os shows serão gratuitos e em locais com acessibilidade.

O show será composto por canções populares ensinadas de geração em geração, além de criações novas feitas em grupo, um pouco do que o grupo apresentou em Belém (PA), durante a COP30, em novembro de 2025: o grupo foi escolhido pelo movimento quilombola de Pernambuco para representar a cultura popular pernambucana na Cúpula - o Samba de Coco se apresentou no palco da Cúpula dos Povos para mais de duas mil pessoas. 

Acompanhe as novidades do grupo pelo link

Cartaz oficial do projeto.

Assessoria de Imprensa
Leonardo Lemos

Postar um comentário

0 Comentários