![]() |
| Foto: Divulgação/Fiepe |
Segundo encontro reúne autoridades e representantes da indústria para discutir a instalação da ESE na APA Aldeia-Beberibe, projeto militar avaliado em R$ 2 bilhões e previsto para 2035.
A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realiza, na próxima segunda-feira (24), na Casa da Indústria, em Santo Amaro, Recife, a segunda edição do Fórum Permanente de Infraestrutura de Pernambuco. O encontro reunirá autoridades políticas e representantes do setor industrial para discutir o andamento da Escola de Sargentos do Exército (ESE), cuja principal controvérsia recai sobre a construção dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe, localizada entre Abreu e Lima e Paudalho.
Avaliada em R$ 2 bilhões, a Escola de Sargentos de Pernambuco tem inauguração prevista para 2035. Após concluída, deverá abrigar 2.200 alunos e um corpo permanente de 1.900 profissionais. Para o presidente da FIEPE, Bruno Veloso, o projeto representa um marco estratégico para o desenvolvimento do estado.
“Estamos falando de um investimento transformador, capaz de movimentar cadeias produtivas inteiras e fortalecer arranjos locais em setores como construção civil, comércio, serviços e tecnologia. O Fórum é o espaço para assegurar que obras desse porte avancem com planejamento e diálogo, garantindo benefícios reais para Pernambuco”, destacou Veloso.
Em junho, a governadora Raquel Lyra (PSD) assinou dois termos aditivos do acordo de cooperação com o Exército Brasileiro para permitir a instalação da ESE. Desde que o projeto foi formalizado em 2024, ambientalistas e lideranças políticas contrárias à construção alertam para o impacto do desmatamento na mata nativa da APA Aldeia-Beberibe.
Fórum discute obras estruturadoras
A edição anterior do Fórum, realizada em abril, teve como pauta central a Ferrovia Transnordestina. O evento tem como missão monitorar o andamento das principais obras de infraestrutura que impulsionam o desenvolvimento de Pernambuco. Para o encontro da próxima segunda-feira (24), foram convidados o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro; o Comandante Militar do Nordeste, general Maurílio Ribeiro; além de representantes do governo estadual e do setor empresarial.
Fonte: CBN Recife


0 Comentários