![]() |
| Foto: Marina Torres/DP Foto |
Marconi Santana acusa gestão municipal de tentar impedir instalação. Prefeitura nega e diz que faltou comunicação prévia sobre a chegada do equipamento.
O que deveria ser apenas uma ação de saúde para atender as mulheres de Carnaíba acabou virando motivo de disputa política no município.
A Carreta da Mulher Pernambucana chegou à cidade na noite do sábado, 29 de agosto. Pouco depois, começaram as acusações.
Marconi Santana afirmou que fiscais e integrantes da Guarda Municipal teriam ido ao local para impedir a permanência da unidade.
A Prefeitura de Carnaíba negou.
Segundo a gestão, ninguém tentou barrar os atendimentos. O problema teria sido a chegada da carreta sem comunicação prévia sobre data, local de instalação e organização do serviço.
A Prefeitura também afirma que havia solicitado a presença da unidade ao Governo de Pernambuco desde setembro de 2025.
O prefeito Wamberg Gomes declarou que o município não vai recusar o serviço e que a população poderá ser atendida.
No meio da disputa, estão as mulheres
E aqui está o ponto principal.
Enquanto os grupos políticos discutem quem trouxe, quem pediu primeiro ou quem tentou impedir, a população quer uma resposta bem mais simples:
Quando começam os atendimentos?
A Carreta da Mulher é uma unidade móvel do Governo de Pernambuco criada para aproximar serviços especializados de saúde das mulheres.
A estrutura oferece consultas com ginecologista e mastologista, além de exames como mamografia, ultrassonografia, colposcopia e biópsias, principalmente para prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero.
Até esta segunda-feira, 31 de agosto, não havia sido localizado um cronograma público detalhando quantos atendimentos serão oferecidos em Carnaíba, horários, número de vagas ou período de permanência da carreta.
É essa informação que agora precisa chegar à população.
Porque disputa política passa.
Consulta, exame e diagnóstico feitos na hora certa podem mudar uma vida.
