APA disputa final do Brasileiro de Corrida de Rua com 11 atletas

Delegação embarcou nesta sexta-feira para o Rio de Janeiro
(APA / Divulgação)

Competição será realizada no domingo (16), no Rio de Janeiro, e será decisiva para a definição da seleção brasileira que disputará o Mundial em Copenhague

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) terá 11 atletas na final do Campeonato Brasileiro de Corrida de Rua. A competição será realizada no domingo (16), durante a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro.

A equipe estará representada nas provas da milha, 5 km e meia maratona. Além da disputa pelo título nacional, a competição será decisiva para a definição da seleção brasileira que disputará o Mundial de Corrida de Rua 2026, marcado para os dias 19 e 20 de setembro, em Copenhague, na Dinamarca.

Na milha, a APA será representada por Joelson Pereira Mesquita, o Dhioka, Lais Dias, Jaelisson dos Santos e Teodora Rodrigues. Nos 5 km, competem Raimunda Jesus dos Santos, Rafael Silvestre e Thiago Costa. Já na meia maratona, a equipe contará com Justino Pedro da Silva, Everton Silva Lima, Mirela Saturnino e Thais Ribeiro.

Entre os destaques da delegação está Dhioka, que chega à final após uma sequência de bons resultados na temporada. Recentemente, o atleta conquistou a medalha de bronze nos 800 metros do Troféu Brasil de Atletismo. Na Etapa Nordeste do Brasileiro de Corrida de Rua, ele subiu ao lugar mais alto do pódio ao vencer a milha masculina e garantir presença na decisão nacional.

"Estou vivendo um momento muito bom na temporada e chego motivado para mais esse desafio. A final vai reunir atletas de alto nível e sei que será uma prova muito forte. Quero fazer uma grande corrida e buscar mais um grande resultado”, afirma Dhioka.

Justino Pedro também é um dos grandes nomes da equipe sertaneja. Ele chega à final nacional após vencer a meia maratona masculina da Etapa Nordeste, disputada em Petrolina, e projeta uma disputa forte no Rio de Janeiro.

"A expectativa é muito boa. Trabalhei bem para chegar preparado e sei da qualidade dos atletas que estarão no Rio. Meu objetivo é fazer uma boa prova e brigar por um lugar no pódio. Vou dar o meu máximo, como sempre faço”, destaca Justino.

Entre as mulheres da equipe, Mirela Saturnino está entre os destaques. Acostumada a disputar importantes provas nacionais e internacionais, a atleta afirmou estar animada para enfrentar os 21 km da meia maratona.

"Chegar à final já é resultado de todo o trabalho que estamos fazendo, mas agora temos um novo objetivo. Sabemos que será uma prova difícil e muito competitiva. Me preparei para fazer uma boa prova, representar bem a APA e buscar o melhor resultado possível”, afirma Mirela.

As 11 vagas da APA foram conquistadas durante a Etapa Nordeste do Campeonato Brasileiro de Corrida de Rua, realizada em Petrolina (PE), durante a 6ª Meia Maratona River Shopping. Os cinco melhores atletas de cada prova e categoria garantiram classificação para a final nacional.

Para o treinador Marciano Barros, a expectativa é de uma disputa de alto nível e de uma participação competitiva da equipe nas três provas.

"Vamos enfrentar alguns dos melhores atletas de corrida de rua do país e sabemos que será uma competição muito forte. Conseguimos chegar à final com 11 atletas, distribuídos nas três provas, e isso mostra a força da nossa equipe. Estamos preparados e vamos ao Rio com o objetivo de brigar pelas primeiras colocações e buscar vagas no Mundial”, avalia Marciano.

APA Petrolina 
A APA Petrolina consolidou-se como uma das principais referências do atletismo olímpico e paralímpico do país. No alto rendimento olímpico, o clube conta com atletas como Justino Pedro da Silva, bicampeão da Maratona do Rio de Janeiro (2021 e 2022) e campeão do Pan-Americano de Maratona, na Venezuela (2023), além de Mirela Saturnino, bicampeã sul-americana de maratona (2017 e 2022) e campeã da Maratona do Rio de Janeiro (2021).

No paradesporto, a APA Petrolina é reconhecida como uma potência nacional. A entidade é tetracampeã consecutiva do Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico (2022, 2023, 2024 e 2025), além de campeã nacional da temporada 2025 e campeã do Campeonato Brasileiro de Jovens 2025. Em 2024, a associação também foi eleita Clube Destaque no Prêmio Paralímpicos, reforçando sua relevância no cenário esportivo nacional.

Mais informações:
APA Petrolina
Mais informações:
Site: https://apapetrolina.com.br/
Instagram: @apapetrolina

ZDL

Postar um comentário

0 Comentários