Brasil Digital vai levar TV pública e gratuita a mais 20 municípios de seis estados

No Rio de Janeiro, Angra dos Reis é um dos municípios
beneficiados / Foto: Getty Images


Ministério das Comunicações faz novas parcerias no Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Goiás

Moradores de 20 municípios brasileiros passarão, em breve, a ter mais opções de informação, prestação de serviço, cultura, lazer e entretenimento pela televisão. É que nesta quarta-feira (4), o Ministério das Comunicações formalizou novas parcerias do programa Brasil Digital, que atua na expansão da oferta de canais públicos de TV.


A iniciativa leva sinais digitais da Rede Legislativa e dos canais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para cidades que ainda não contavam com o serviço.


Com os novos acordos, instituições do Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Goiás disponibilizarão espaços para a instalação de estações transmissoras de televisão -- fortalecendo a democratização da informação. As instalações são executadas pelo Ministério.


Para o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, o Brasil Digital consolida o compromisso do Governo Federal com a ampliação do acesso à informação de qualidade.

“Estamos ampliando o alcance da TV pública digital e garantindo que mais brasileiros tenham acesso gratuito a conteúdo de qualidade, com diversidade regional. O Programa Brasil Digital fortalece a cidadania e aproxima a comunicação pública das famílias em todo o país”, destacou.


Municípios contemplados


No Ceará, a Fundação de Teleducação do Estado é parceira em dez municípios: Itapipoca, Aracati, Russas, Quixeramobim, Camocim, Ubajara, Tianguá, Tabuleiro do Norte, Senador Pompeu e Acaraú.


No Rio de Janeiro, a Universidade Federal Fluminense (UFF) estabeleceu parceria para levar os sinais para Niterói, Angra dos Reis, Rio das Ostras, Petrópolis e Volta Redonda.

No Paraná, o acordo é com o Instituto Federal do Paraná: em Paranaguá e Paranavaí.


Em Pernambuco, a Assembleia Legislativa do Estado é parceira em Garanhuns.


Já em Minas Gerais, o acordo foi firmado com a Câmara Municipal de Coronel Fabriciano.


Em Goiás, a Universidade Federal de Jataí será responsável pela adesão, que levará os sinais até o município de Jataí.


Programa Brasil Digital


O Programa Brasil Digital, instituído pelo Ministério das Comunicações, tem como objetivo expandir a TV aberta e gratuita em tecnologia digital em todo o território nacional.


A iniciativa prevê a instalação e a doação de equipamentos transmissores e estações de televisão digital em parceria com instituições públicas, como universidades, câmaras municipais e assembleias legislativas.


Além de ampliar o acesso à informação, o programa abre espaço para a veiculação de produções locais e regionais, contribuindo para o fortalecimento da comunicação pública e para a valorização da diversidade cultural brasileira.


Ascom MCom

Postar um comentário

0 Comentários