Terra do Rei do Baião Recebe Festival Mulheres no Forró

 Natália Gomes, Izabelly Diniz e Monique D’ângelo
Créditos: Divulgação




Evento traz, pela primeira vez, programação 100% feminina e reforça combate ao feminicídio e à violência contra a mulher; a entrada é gratuita

A cidade de Exu, berço cultural de Luiz Gonzaga, se prepara para receber, entre os dias 5 e 7 de fevereiro, o Festival Mulheres no Forró, evento pioneiro na região ao apresentar uma programação artística 100% feminina. O festival surge para celebrar, valorizar e dar visibilidade ao protagonismo da mulher no forró, gênero fundamental da cultura nordestina. Em parceria com a Prefeitura de Exu, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo e da Secretaria da Mulher, o festival integrará ações afirmativas à sua programação. O objetivo é promover conscientização, divulgando amplamente os canais de denúncia e informações sobre prevenção ao feminicídio e ao combate à violência contra a mulher, reforçando o compromisso social do evento.

Esta primeira edição do encontro faz uma homenagem à Sra. Maria Morena (In Memorian), figura proeminente na cultura de Exu. Ela foi símbolo de alegria e resistência no município, com uma trajetória marcada pela música, pelo aboio e pelas raízes sertanejas. Cantora desde a infância, teve seu talento reconhecido por Luiz Gonzaga, participou de grandes momentos da cultura local, esteve na Caminhada das Sanfonas em 2024 e eternizou sua voz no documentário “O Enigma de Exu”, da GloboNews. Ela faleceu no ano passado.

Segundo a presidente do Coletivo Exu Criativo, Marlla Teixeira, a iniciativa é um marco. "O Festival Mulheres no Forró nasce para corrigir uma invisibilidade histórica. Dar à luz, no coração do Sertão, um palco onde apenas mulheres brilham é uma forma poderosa de valorizar nosso protagonismo, nossa arte e nossa força na construção desta cultura. Este festival é um ato de reconhecimento e um farol para as futuras gerações de artistas", afirma.

O Presidente da Associação Serra Cultural, Henrique Brandão, reforça o caráter pioneiro do evento. "Temos a honra de realizar na terra de Luiz Gonzaga o primeiro festival da região com uma grade 100% feminina. Mais do que uma sequência de shows, é uma afirmação cultural. Esta iniciativa vai agregar um novo e fundamental capítulo na valorização das mulheres no forró e na cultura nordestina como um todo, mostrando a diversidade e a potência da nossa música", destaca.

Todos os shows contarão com tradução em Libras, garantindo acessibilidade. O festival também orienta o público sobre a importância da preservação ambiental, solicitando a correta destinação de resíduos durante os dias do evento, com coleta seletiva.


Programação Gratuita e Inclusiva

Todas as atividades do festival são gratuitas e abertas ao público. A programação está estruturada em oficinas, debates e shows, promovendo uma imersão cultural. A programação completa também está disponível no Instagram @festivalmulheresnoforro.


· Dia 05/02 (Escola Municipal Josefa Cândida):

  · 09h – Oficina de Sanfona com Écore Nascimento.

  · 10h – Oficina de Canto com Madame Forró.

· Dia 06/02 (Câmara de Vereadores de Exu):

  · 14h – Mesa de Debates com artistas e autoridades para discutir "O protagonismo feminino e os rumos do forró".

· Dia 06/02 (Estátua de Luiz Gonzaga – Em frente ao Parque Aza Branca):

  · 20h – Noite de Shows com Caminhada das Sanfonas, Hanna Camilly, Camylla Ferreira, Natália Gomes, Fabíola Leite e Sarah Leandro.

· Dia 07/02 (Estátua de Luiz Gonzaga – Em frente ao Parque Aza Branca):

  · 20h – Noite de Shows com Madame Forró, Écore Nascimento, Júlia Lorena, Monique D’ângelo, Izabelly Diniz e Gabi Cysneiros.


REALIZAÇÃO E INCENTIVO

O Festival Mulheres no Forró é uma realização do Coletivo Exu Criativo, do Ministério da Cultura e do Governo do Brasil, com produção da Associação Serra Cultural. O evento conta com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio do Banco do Nordeste; além do apoio da Caminhada das Sanfonas, Prefeitura de Exu, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria da Mulher e Click Internet.


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Henrique Brandão: (87) 99606-8577 (Associação Serra Cultural)
Marlla Teixeira: (87) 98112-9491 (Coletivo Exu Criativo)
Messias Amorim: (81) 99737-9132 (Grupo Amor’In – Assessoria de imprensa)


 Grupo Amor'In | Comunicação, Eventos e Soluções Geeks

Postar um comentário

0 Comentários