Seap e Sedepe realizam cerimônia de formatura pelo Programa Qualifica PE na penitenciária de Caruaru

Foto: Gabriel Santana/Sedepe


Os concluintes foram certificados em quatro cursos profissionalizantes oferecidos pelo programa

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap/PE) e a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe), realizaram, nesta sexta-feira (30/01), na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, no Agreste do Estado, a formatura dos concluintes das turmas de 2025 do Programa Qualifica PE.  

Dos 99 concluintes, 84 marcaram presença na cerimônia, que contou com a presença do secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes; do gerente-geral de Qualificação da Sedepe, Emerson Pires; do procurador do Ministério Público do Trabalho, Leonardo Mendonça; do gestor da PJPS, Romero Timóteo; do gerente-geral de Ressocialização da Seap, Augusto Sales; e do gerente de Educação e Esportes da Seap, Jorge Henrique.

“A oferta de cursos de qualificação profissional representa oportunidade para os privados de liberdade. Eles estão presos e vão voltar ao convívio social em algum momento, e voltar preparados profissionalmente significa oportunidade de trabalho, renda e reinserção social”, afirmou Paulo Paes.

“O Qualifica PE é uma política pública de inclusão produtiva que acredita no potencial das pessoas. A qualificação profissional é um caminho efetivo para reduzir a reincidência e promover cidadania. Estamos falando de oportunidade, trabalho e futuro. Ao levar o programa para o sistema prisional, o Governo de Pernambuco reforça o compromisso de criar caminhos reais de mudança por meio da educação e do emprego", destacou o secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Emmanuel Fernandes (Manuca).

Os cursos oferecidos na PJPS foram ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e contemplaram as áreas de instalações hidráulicas prediais; instalações elétricas residenciais; cozinha brasileira; e preparo e serviço de coquetéis.

“Levar qualificação profissional para dentro do sistema prisional é garantir acesso à oportunidade e devolver perspectivas de futuro. Quando oferecemos formação, estamos entregando ferramentas reais para que essas pessoas reconstruam suas trajetórias com mais dignidade, autonomia e chances concretas de inserção no mercado de trabalho. A educação transforma vidas e fortalece todo o processo de reinserção social", ressaltou a secretária- executiva de Trabalho e Qualificação, Tatiana Ferraz.

Além do encerramento na PJPS, ocorreram também nesta semana cerimônias no Presídio de Igarassu (PIG) e no Centro de Observação e Triagem Criminológica Everardo Luna (Cotel), ambos na Região Metropolitana do Recife, somando 150 concluintes.

 Desde a sua instalação no sistema prisional, em 2024, o Qualifica PE levou formação a 2 mil reeducandos. Todos os alunos têm direito à remição de pena.

Ascom SEAP

Postar um comentário

0 Comentários