Ministério da Saúde repassa mais de R$ 850 mil para aquisição de equipamentos fundamentais para cirurgias de alta complexidade em hospital do Recife

Foto: Vanessa Alcântara/Prefeitura do Recife

Programa do governo federal garante a realização de cirurgias com maior precisão e segurança para pacientes do SUS

umprindo o objetivo de ampliar o acesso a cirurgias com menor tempo de espera, o programa Agora Tem Especialistas, do governo federal e do Ministério da Saúde, destinou mais de R$ 850 mil ao Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, em Recife (PE), para compra de equipamentos cirúrgicos estratégicos para ampliar o número de procedimentos de média e alta complexidade a pacientes do SUS atendidos pela unidade de saúde. 

O anúncio do recurso, que foi repassado pelo Fundo Nacional de Saúde para o fundo municipal pelo Agora Tem Especialistas, foi feito nesta quinta-feira (8) pelo secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales, na unidade hospitalar, com a presença do prefeito do Recife, João Campos. Os equipamentos vão ampliar ainda mais os procedimentos complexos feito aqui no hospital, que já faz um trabalho de excelência", afirma Mozart.  

Com o valor, serão comprados um equipamento de raio-X móvel que gera imagens em tempo real e permite aos cirurgiões visualizarem o corpo e guiar implantes e procedimentos complexos com alta precisão, chamado de arco cirúrgico; um endoscópio flexível, de alta tecnologia, para visualizar sistemas digestivo ou respiratório com precisão sem necessidade de incisões cirúrgicas; e um sistema de videoendoscopia, que permite ao médico um diagnóstico preciso, além de gravar procedimentos e realizar intervenções em áreas desejadas, como biópsias, sem a necessidade de grandes cirurgias abertas.  

“Um desses aparelhos da área endoscópica são essenciais para cirurgias de tirar a pedra da vesícula no colédoco, uma área difícil que só esse aparelho consegue chegar lá e tirar. Com isso, o hospital vai realizar mais procedimentos e diminuir o tempo de espera para os cidadãos serem atendidos. Tudo por essa parceria do programa Agora Tem Especialistas, do presidente Lula e do ministro Padilha com a Prefeitura do Recife", explica o secretário do Ministério da Saúde, Mozart Sales.   

hospital é unidade estratégica da rede de atenção à saúde do município, sendo referência no cuidado integral à pessoa idosa, especialmente na realização de procedimentos cirúrgicos eletivos e de média complexidade, foco do programa do governo federal, que tem mobilizado toda a estrutura de saúde do país, pública e privada, para ampliar o atendimento e reduzir o tempo de espera por exames, cirurgias e consultas.  

Agora Tem Especialistas em Pernambuco: atendimento gratuito em hospital privado e em carretas de saúde  

Também em Pernambuco, o Agora Tem Especialistas está abrindo as portas do Imip, instituição privada sem fins lucrativos, para atendimento especializado gratuito de pacientes do SUS. Como contrapartida, o hospital receberá créditos financeiros para pagamento de tributos federais vencidos ou a vencer. Os atendimentos serão agendados pela secretaria municipal e estadual, de acordo com as prioridades da sua central de regulação.  

Os pernambucanos também estão sendo atendidos por outra iniciativa do programa: as carretas de saúde da mulher. Duas unidades móveis equipadas com máquinas diagnósticas e equipe especializada em realizar mamografias, ultrassonografias, exames preventivos e consultas com especialistas atuam em Garanhuns e Recife. Mais de 2 mil procedimentos foram realizados até o fim de dezembro, reduzindo a fila de espera por diagnósticos de doenças graves, como o câncer de mama e do colo do útero.  

Em todo país, o programa inaugurou centros de radioterapia, promoveu mutirões históricos, totalizando mais de 120 mil procedimentos, e realizou o provimento de profissionais especialistas.  

Alessandra Barbarini 

Postar um comentário

0 Comentários