![]() |
| Aurora dos Carnavais - Vanessa Alcântara - PCR |
Dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro o encontro de blocos líricos, na Rua da Aurora, celebra a saudade dos antigos carnavais.
A Rua da Aurora abre alas para o saudosismo do frevo canção. O Aurora dos Carnavais chega a sua 27ª edição esbanjando vitalidade e desfilando emoções nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. A concentração será próximo ao monumento Tortura Nunca Mais, a partir das 16h. Ao todo, 28 blocos líricos fazem parte do encontro que a quase três décadas é tradição do Carnaval do Recife. Este ano, o flabelo do Aurora será carregado pela flabelista do Bloco Lírico Compositores e Foliões, no sábado (31/01), e pela flabelista do Bloco Lírico Folguedos de Surubim, no domingo (1º/02).
![]() |
| Aurora dos Carnavais - Vanessa Alcântara - PCR |
No pequeno trajeto feito, as flabelistas encontram-se com os foliões ao som da Orquestra Aurora dos Carnavais. Banjo, bandolim, flauta, violão, cavaquinho, pandeiro, clarinete. Estes instrumentos embalam as canções de frevo que falam de romantismo, saudade, beleza numa celebração aos antigos carnavais e resgatam o amor pelo Recife. “Os frevos cantados nos blocos falam também da cidade, dos personagens históricos da nossa cultura e esse conjunto todo reforça a relação do recifense com seu território de maneira sempre muito afetuosa. Tudo isso por meio do frevo”, explica Carmem Lélis, pesquisadora da cultura popular e assessora técnica de Política Cultural da Secretaria de Cultura do Recife.
Outra característica dos Blocos Líricos é a chegada de novos grupos que todos os anos se formam na cidade. “A cada ano novos blocos líricos surgem e isso reforça a importância dessa modalidade do frevo que permanece tão viva. Essa é uma característica muito interessante: pessoas mais maduras desfilando, cantando e se divertindo ao lado de jovens que estão chegando agora”, pontua Carmem.
Confira a programação:
Aurora dos Carnavais 2026
.jpg)


0 Comentários