![]() |
| Divulgação/Ministério de Minas e Energia |
Gestão municipal disparou 92 mil mensagens de whatsapp para inscritos no CadÚnico que têm direito ao benefício
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, saiu na frente e iniciou uma ampla campanha de orientação via mensagens de Whatsapp para os recifenses que terão direito a receber o novo benefício do Governo Federal, o Gás do Povo. Com a iniciativa, a gestão municipal reforça seu papel fundamental de traduzir, simplificar e entregar informações de forma acessível, garantindo que nenhuma família contemplada deixe de receber o benefício por falta de orientação. O Recife atua como ponte entre o cidadão e os serviços públicos, organizando etapas, explicando procedimentos e facilitando o acesso a direitos — inclusive quando eles não são ofertados pela esfera municipal.
O esforço se torna ainda mais urgente diante do cenário atual: embora o Governo Federal identifique 101.686 recifenses aptos ao Gás do Povo, apenas 7.976 receberam o benefício até o momento — menos de 8% do público-alvo. Para ajudar a popularizar o programa, a Prefeitura deu início a uma ampla estratégia digital, focada em disparos no WhatsApp para uma base de mais de 92 mil potenciais beneficiários, alcançando mais de 90% do público elegível mapeado pelo Governo Federal.
As mensagens enviam diretamente para o celular informações claras sobre como consultar o benefício, verificar elegibilidade, entender o retorno do sistema federal e saber qual caminho seguir em cada situação. A mensagem orienta de forma simples como acessar o site de consulta, o que fazer se o CPF não for encontrado, quando buscar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e como obter suporte pelos canais oficiais, como o atendimento da Caixa Econômica Federal (telefone 111) ou a Central de Atendimento do Ministério do Desenvolvimento Social (telefone 121).
O cidadão ainda pode, se preferir, buscar orientação presencial nos Espaços Conecta Recife: Compaz Paulo Freire, Compaz Leda Alves, Compaz Eduardo Campos, Compaz Ariano Suassuna, Compaz Miguel Arraes, Compaz Dom Hélder Câmara, Estação Central do Metrô do Recife e Centro Integrado de Atenção à População em Situação de Rua. Para complementar a campanha, a Prefeitura lançou um site exclusivo com informações organizadas sobre o benefício: https://gasdopovo.recife.pe.
O secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha, destaca o papel da gestão na aproximação da população aos serviços públicos. “O nosso compromisso é garantir que o cidadão não precise decifrar sozinho como acessar um serviço público. Mesmo quando o programa não é municipal, a Prefeitura do Recife atua para traduzir a informação, simplificar o caminho e entregar tudo de forma clara e acessível. Com o Gás do Povo, não é diferente. Estamos usando tecnologia, comunicação direta e ferramentas digitais para que nenhuma família perca a oportunidade de receber um benefício que é seu por direito”, destaca.
Dessa forma, o Recife reafirma sua vocação para colocar inovação a serviço das pessoas. Ao orientar, simplificar e facilitar o acesso ao Gás do Povo, a Prefeitura garante que o benefício cumpra seu propósito: promover dignidade, segurança e alívio financeiro para milhares de famílias recifenses.
Assessoria de Imprensa


0 Comentários