Natal e Réveillon: confira o abre e fecha dos serviços do Recife

Comércio do Centro do Recife - Foto: CDL Recife/Divulgação

Na reta final de 2025, alguns serviços municipais terão horário de funcionamento alterado nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiro. Baile do Menino Deus movimenta o bairro do Recife no Natal. Virada Recife 2026 reúne grandes atrações no Pina e haverá outros três polos culturais na cidade, no Morro da Conceição, Ibura e Lagoa do Araçá

Nos últimos dias de 2025, a Prefeitura do Recife preparou uma programação especial para as famílias celebrarem o Natal e o Réveillon com muito amor e emoção na cidade. Nos dias 23 a 25, o Baile do Menino Deus apresenta um universo artístico expandido e resgatando tradições, no Marco Zero, a partir das 20h. Já nos dias 27, 28 e 31, a Virada Recife 2026 vai agitar a orla do Pina reunindo atrações como Anitta, Gusttavo Lima, Natanzinho Lima, João Gomes, Raphaela Santos, Priscila Senna, Xand Avião, Wesley Safadão e outros nome da música nacional e local. Também haverá polos descentralizados no Morro da Conceição, Ibura e Lagoa do Araçá no último dia do ano, com shows a partir das 19h até a chegada de 2026. Em função do ponto facultativo decretado para os dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiro, alguns serviços municipais terão horário de funcionamento alterado.


Confira o abre e fecha dos serviços abaixo:


EDIFÍCIO-SEDE - Em função do ponto facultativo decretado para os dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiro, o edifício-sede da Prefeitura do Recife estará fechado, retomando as atividades nos dias 29 e 30/12 e a partir do dia 05/01.


CULTURA - Neste fim de ano, não faltará programações para quem vai curtir os recessos de Natal e Ano Novo no Recife. O Baile do Menino Deus chega com seu o universo artístico expandido e resgatando tradições. Promovido nos dias 23, 24 e 25, no Marco Zero da cidade, às 20h, se espera uma plateia presencial de aproximadamente 70 mil pessoas e outras milhares em exibição virtual.


A Virada Recife 2026 trará grandes novidades e garantirá uma experiência inesquecível para as pessoas que curtirem a festa de Réveillon na Praia do Pina, ao longo de três dias de muita festa. No dia 27, os shows serão de Gusttavo Lima, Natanzinho Lima, João Gomes, Zé Vaqueiro e Eric Land. No domingo (28), o Recife recebe Anitta, Xand Avião, Raphaela Santos, Priscila Senna e PV Calado. Na noite do dia 31, última quarta-feira do ano, a virada ficará por conta de Wesley Safadão, Matheus & Kauan, Alceu Valença, Lipe Lucena e Matheus Moraes. Os shows começarão a partir das 19h.


Além disso, serão montados três palcos descentralizados, em locais estratégicos da cidade, que são sinônimo de celebração e de resistência cultural: o Morro da Conceição, o Ibura e a Lagoa do Araçá. Nos três polos, a festa da virada será no próprio dia 31, com apresentações de atrações genuinamente pernambucanas, das 19h até 2025 virar 2026.


O Paço do Frevo faz breve pausa e estará de portas fechadas em 24, 25 e 31 de dezembro mais 1º de janeiro. A Lojinha do Paço segue o mesmo horário de funcionamento. Além destas datas, o Aurora Café, no térreo da casa, não funciona em 23/12. Nos demais dias, o público pode visitar a casa do Frevo no Recife de terças a sextas, das 10h às 17h; e sábados e domingos, das 11h às 18h. Já o Museu da Cidade ficará fechado em 24, 25, 26 e 31 de dezembro e 01 e 02 de janeiro.


SAÚDE - A Saúde do Recife preparou um esquema especial para atender a população durante o período do Natal, compreendendo os dias 24 a 28/12, e de Ano Novo, entre 31/12 a 04/01. 


Funcionarão 24 horas nas policlínicas Agamenon Magalhães (Afogados) e Amaury Coutinho (Campina do Barreto); nas policlínicas e maternidades Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura), e nos hospitais pediátricos Maria Cravo Gama (Areias) e Helena Moura (Tamarineira).


Nos dias 24, 25, 31/12 e 1º/01, o Hospital da Mulher do Recife (Curado) estará aberto para partos de risco habitual e de alto risco, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, anexo ao hospital, estará realizando atendimento multiprofissional voltado para mulheres cis e trans e homens trans com útero vítimas de violência. Nos dias 26/12 e 02/01, o funcionamento será normal.


O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento de emergências envolvendo animais que ofereçam risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h, por meio do telefone (81) 3355-7712.


Nos dias 24/12 e 31/12, os Centros de Vacinação dos shoppings Boa Vista, Riomar e Recife funcionarão das 9h às 18h. No Natal e no Ano Novo, estarão fechados. Na sexta (26/12) e no sábado (27/12), assim como nos dias 02/01 e 03/01, estarão abertos das 9h às 19h. E nos domingos 28/12 e 04/01, o atendimento será das 11h às 19h no Boa Vista, e das 12h às 19h no Riomar e no Recife. Além da atualização da caderneta de vacinação, haverá imunizantes contra Covid-19 e Influenza.


Nos dias 27/12 e 03/01, acontecem mais uma edição PrEPara a Prevenção!, com a oferta de testagem rápida para ISTs, preservativos, lubrificantes e profilaxia PrEP, sem necessidade de agendamento. No dia 27/12, a ação será na USF+ Dr. Guilherme Robalinho (R. do Patrocínio, 264 - Pina), das 8h às 17h, enquanto no dia 03/01 será no SAE Lessa de Andrade (Estr. dos Remédios, 2416 - Madalena), das 8h às 17h.


ASSISTÊNCIA SOCIAL E COMBATE À FOME - Durante o período de festas de fim de ano, alguns serviços da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome terão funcionamento diferenciado. Entre os dias 24 de dezembro e 1º de janeiro, os serviços essenciais seguem operando normalmente: Restaurantes Populares Josué de Castro e Naíde Teodósio, Centro Popinho, Abrigo Noturno Irmã Dulce, Casas de Acolhimento e o Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS).


A Cozinha Comunitária Gurupé estará funcionando nos dias 24, 26, 31 de dezembro e 2 de janeiro. Nos feriados dos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, estará fechada.


Já o Centro Arrecifes da Cidadania, o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN), o Banco de Alimentos do Recife, a sala da Política sobre Drogas (no térreo da Prefeitura), os CRAS, os CREAS, a Central do Cadastro Único, os Centros POP e o Centro Integrado de Atenção à População em Situação de Rua estarão fechados nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e nos dias 1º e 2 de janeiro.


Durante a Virada Recife 2026, nos dias 27, 28 e 31 de dezembro, equipes itinerantes da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS) realizarão ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), com atuação das 15h às 5h, no bairro do Pina. A iniciativa tem como foco a identificação, prevenção e ações de enfrentamento ao trabalho infantil, especialmente em áreas de grande circulação de pessoas durante as festividades de fim de ano.


TURISMO E LAZER - Neste fim de ano, quem quiser aproveitar a cidade e seus atrativos de forma diferente poderá contar com a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife, que funcionará das 7h às 16h, nesta quinta-feira (25) e também no domingo (28). Já o Corredor Recife de Esporte e Lazer estará montado normalmente no sábado (27), das 4h às 7h30.


DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE – As pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e seus amigos e familiares, que estiverem no Recife durante os festejos de fim de ano, poderão contar com o Praia sem Barreiras como opção de lazer. Entre sexta-feira (26) e domingo (27), as atividades serão realizadas normalmente. Nos feriados de quinta-feira (25) e do dia 1º de janeiro, o programa não será realizado, mas já será retomado no dia 2.


O Praia Sem Barreiras oferece banho de mar assistido, utilizando cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis que facilitam o acesso à areia e ao mar. A iniciativa ocorre das 8h às 13h, na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso. Não é necessário agendamento prévio — basta comparecer ao local. Vale lembrar que a atividade pode ser suspensa em caso de chuva intensa ou maré alta. O projeto é realizado pela Prefeitura do Recife, em parceria com a UNINASSAU e a Empetur.


Já o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBTI+ estarão fechados nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e nos dias 1º e 2 de janeiro.


Na Virada Recife 2026, nos dias 27, 28 e 31 de dezembro, cerca de 80 servidores da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude vão atuar na festa. Agentes de Direitos Humanos vão colocar pulseiras de identificação, com geolocalização, nas crianças; o Espaço Acessível abrigará pessoas com deficiência e com autismo; a Central de Direitos Humanos também vai realizar atendimentos aos recifenses e turistas.


PARQUE DE ESCULTURAS - O Parque das Esculturas estará fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro. Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, o equipamento estará aberto ao público. Nas outras semanas e demais dias o funcionamento acontecerá normalmente das terças a sextas: 10h às 17h  e sábados e domingos: 9h às 18h.


HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - O Hospital Veterinário do Recife terá horários especiais de atendimento durante as semanas do Natal e do Ano Novo. Nos dias 24 e 31/12 o hospital trabalhará em esquema de plantão das 7h encerrando as atividades às 12h. Nos dias 25/12 e 1º de janeiro, o Hospital estará fechado. Dias 26/12 e 02/01 o funcionamento é normal, das 7h e 17h.


ACADEMIAS RECIFE - As Academias Recife entram em esquema de horário especial durante o Natal e o Ano Novo. Nos dias 24 e 31/12, as 29 unidades ficam abertas apenas no horário da manhã, das 5h30 às 9h30. Nos dias 25/12 e 1º de janeiro todas as unidades estarão fechadas. Já nos dias 26/12 e 02 de janeiro funcionam normalmente em todos os turnos.


MERCADOS E FEIRAS - Os mercados públicos e feiras livres do Recife vão funcionar nos dias 24, 26, 27 e 30 de dezembro das 6h às 18h. Já nos dias 25 e 31, as atividades serão iniciadas às 6h e encerradas mais cedo, às 13h. No dia 1º janeiro, esses estabelecimentos estarão fechados.


MULHER - Do dia 24 a 28 e do dia 31 ao dia 4, a maioria dos equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife estará fechado, com exceção do Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na Rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro -  funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana e do Serviço Especializado Regionalizado (SER) Clarice Lispector, situado na Av. Recife, 700, em Areias, estará aberto todos os dias das 7h às 19h. Os demais serviços da Secretaria da Mulher serão retomados normalmente no dia 5 de janeiro.


TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer de multas, estarão suspensos a partir dos dias 24 e 31 de dezembro, em razão dos feriados de Natal e Ano Novo, respectivamente. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização, prestados pelos agentes de trânsito, funcionarão normalmente, assim como o teleatendimento 24 horas, por meio do qual a população pode acionar a CTTU gratuitamente pelo número 0800.081.1078. A sede da Autarquia está localizada na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro. O atendimento presencial será retomado na segunda-feira (29 de dezembro), após o feriado de Natal, e na segunda-feira (5 de janeiro), após o feriado de Ano Novo, das 8h às 13h, mediante agendamento prévio pelo site cttu.recife.pe.gov.br.


PROCURADORIA - Não haverá expediente nos dias 24, véspera do Natal e 26, devido ao ponto facultativo, assim como no dia 31, véspera do Ano Novo e no dia 2 de janeiro. O serviço será retomado normalmente no dia 5 de janeiro.


OUVIDORIA - Não haverá atendimento presencial e telefônico nos dias 24, véspera do Natal e 26 ponto facultativo, assim como no dia 31 véspera do Ano Novo e 02 Ponto facultativo. Estarão disponíveis todos os demais canais: email (qouvidoria@recife.pe.gov.br); App Conecta e Portal da Ouvidoria (https://ouvidoria.recife.pe.gov.br/). 


PROCON - Não terá expediente do dia 24 a 28 e do dia 31 de dezembro ao dia 4 de janeiro, porém os canais digitais www.procon.recife.pe.gov.br e e-mail procon@recife.pe.gov.br estarão disponíveis para registro de queixas, denúncias e reclamações. Os demais serviços serão retomados normalmente no dia 5 de janeiro, das 08h às 16h.


EMPREENDEDORISMO - As Salas de Empreendedorismo e Agência de Emprego do Recife, nos dias 24, 26 e 31/12 e 02/01, quando haverá ponto facultativo na capital, não funcionarão.


Assessoria de I

Postar um comentário

0 Comentários