![]() |
Foto: Divulgação |
Oficinas contemplam atividades de Artes Visuais, Dança, Palhaçaria, Patrimônio e sustentabilidade
Setembro será movimentado na CAIXA Cultural Recife, com programação de atividades gratuitas de arte-educação, promovendo diálogo entre linguagens como Dança, Artes Visuais e Artes Cênicas. As oficinas abordam temáticas pertinentes aos tempos atuais, como preservação da memória e do patrimônio cultural, consumo sustentável e reaproveitamento de materiais.
Todas as oficinas são gratuitas, com inscrições feitas no site da CAIXA Cultural Recife.
![]() |
A atriz, palhaça e arte-educadora Jerlane Silva ministra a atividade Elementos Viuais da Palhaçaria (Foto: Divulgação) |
Oficina “Videodança contemporânea”
Nesta oficina de videodança, os participantes serão convidados a experimentar a câmera como extensão da própria dança, com exercícios práticos de improvisação e composição em Dança Contemporânea, explorando o espaço, o tempo e a relação do corpo com a câmera. Na atividade, serão introduzidas noções básicas de captação de vídeo e montagem, criando pequenas cenas que unem movimento e olhar cinematográfico. O encontro ocorre na sexta-feira (12/09), das 15h às 17h, com 25 vagas. Classificação indicativa de 16 anos. Não é necessário ter experiência prévia com dança.
Encontro “Patrimônios Vivos de Pernambuco”:
Nesta atividade, voltado para educadores e interessados nas tradições culturais populares, serão debatidos o conceito de Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco (RPV-PE) e os impactos da Lei Estadual nº 12.196/2002 no cenário cultural pernambucano. Também serão destacados mestras e mestres contemplados com o título, abordando suas contribuições para a cultura. A atividade ocorrerá na quinta-feira (18), às 15h, com classificação indicativa de 16 anos. Serão oferecidas 76 vagas.
Oficina “Elementos Visuais da Palhaçaria”:
A Palhaçaria é uma expressão artística milenar que atravessa diferentes culturas e está em constante transformação. Na oficina, os participantes terão contato com esse fascinante universo, os aspectos visuais, como figurino, maquiagem e formas utilizadas na expressão da identidade do palhaço, capazes de comunicar intenções, emoções e ritmo. A atividade será ministrada pela atriz, palhaça e arte-educadora Jerlane Silva, nos dias 20 e 21 (sábado e domingo), das 14h às 18h (turma única). Serão oferecidas 25 vagas para público a partir de 18 anos.
![]() |
Júlio Gonçalves transforma resíduos em arte (Foto:Divulgação) |
Oficina “Galeria Reciclada CEPE”:
Nesta oficina, que acontecerá no sábado (27), às 15h, o público será convidado a vivenciar de perto o processo criativo e a transformação dos resíduos em arte por Júlio Gonçalves, de 86 anos, que atuou como gráfico e superintendente de produção gráfica da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE). Os participantes terão a oportunidade de conhecer as etapas de produção das obras e objetos da Galeria Reciclada, projeto que alia criação artística e conscientização ambiental, além de colocar em prática os conhecimentos aprendidos e confeccionar suas próprias cuias a partir de materiais reaproveitados. Serão oferecidas 20 vagas, com classificação indicativa de 14 anos.
Patrimônio material em foco: releituras do edifício Arnaldo Dubeux
Inaugurado em 1912, o edifício Arnaldo Dubeux, onde atualmente está sediada a CAIXA Cultural Recife, será o ponto de partida para pensar sobre patrimônio material cultural. Nesta oficina, os participantes irão explorar elementos vinculados ao conceito, com uma visita mediada ao edifício, na qual serão discutidos aspectos relacionados à arquitetura, sua história e origem. Em seguida, o público será convidado a realizar intervenções artísticas sobre imagens em preto e branco do prédio, utilizando técnicas como desenho, pintura e colagem. O encontro será realizado no domigo (28), a partir das 15h. Serão oferecidas 20 vagas para público a partir de 12 anos.
Programa Educativo CAIXA Gente Arteira:
O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira é uma iniciativa da CAIXA que visa aproximar a programação cultural do público. Com diversas ações, desde experiências de visitação para escolas e instituições sociais até oficinas, cursos e projetos de arte-educação para diferentes públicos, o programa busca promover o acesso à cultura de forma inclusiva e educativa.
As ações educativas desenvolvidas recuperam e atualizam uma longa história, que celebra 45 anos, desde a abertura da primeira unidade da CAIXA Cultural em Brasília, e os 13 anos da CAIXA Cultural Recife, em 2025.
Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país, com unidades também em São Paulo (SP), Salvador (BA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). Em 2025, a CAIXA vai inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA). Nessa comemoração, a CAIXA convida todos os públicos a "culturar"; isto é, a viver a cultura como ação, celebrando juntos uma trajetória de mais de quatro décadas.
Acesso para pessoas com deficiência
Assessoria de Imprensa da CAIXA
0 Comentários