![]() |
Exercícios práticos das alunas e alunos nas outras edições. No Pajeú, as aulas práticas começam a partir de 5 de maio. Crédito: divulgação/ @dapoesiaovideo |
Oficinas da Ocupação Pajeú acontecem nas cidades de Carnaíba, Tabira e Triunfo
A formação presencial itinerante do projeto 'Da Poesia ao Vídeo - Ocupação Pajeú' chega às cidades de Carnaíba, Tabira e Triunfo, no mês de maio. As aulas do projeto são divididas em expositivas (online) - que aconteceram no mês de abril - e práticas (presenciais) com carga horária total de 20h/aula, ministradas pela produtora e realizada audiovisual Eva Jofilsan.
A atividade formativa visa ampliar o debate sobre a videopoesia, gênero que conecta o audiovisual e a literatura. Durante os workshops, os participantes trabalharão na captação audiovisual e nos processos de montagem. Ao final de cada workshop, será apresentado um videopoema, tendo como base o universo poético e cultural do sertão pernambucano, que poderá ser inscrito em mostras e festivais audiovisuais.
A ocupação Pajeú acontece por importância a importância da região, com destaque para a poesia. A oficina une os conhecimentos técnicos do audiovisual à força criativa dos agentes poéticos e culturais dos autores sertanejos em um exercício de democratização dos conceitos de videopoesia e estímulo à produção no interior.
“A escolha de concentrar o projeto no Sertão do Pajeú era um desejo antigo, pois entendo a região como um berço da criação poética, especialmente da cultura oral no Estado. Ao mesmo tempo, o videopoema abre inúmeras possibilidades de experimentação visual e de recriação da palavra poética.
'Da Poesia ao Vídeo' estreou na Região Metropolitana do Recife, em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Recife. O projeto já passou pelos municípios de Bezerros, Taquaritinga do Norte, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Garanhuns, Jatobá (Aldeia Pankararu), Goiana e Vitória de Santo Antão. A Ocupação Pajeú contempla o sertão de Pernambuco com o intuito de continuar promovendo o acesso à formação de pessoas que residem fora da capital pernambucana. Muitos alunos se multiplicaram nos escritórios realizados pelo projeto.
O projeto Da Poesia ao Vídeo é uma realização da Espiral Filmes com produção da Anilina Produções e incentivo da Funcultura Audiovisual/ Fundarpe/ Secult/ Governo de Pernambuco.
Confira a programação presencial do 'Da Poesia ao Vídeo - Ocupação Pajeú':
MAIO - encontros presenciais
Linktree: https://linktr.ee/ dapoesiaovideo
Instagram: https://www.instagram.com/dapoesiaovideo
Youtube:https://www.youtube.com/@dapoesiaovideo
Assessoria de Imprensa
0 Comentários